O Rei Maluco e a Rainha Mais Ainda
representa uma reviravolta no senso comum
Com personagens muito curiosos e engraçados, Fernanda Lopes de Almeida revela uma realidade para além das aparências e instiga a criatividade e a percepção das crianças.
O livro O Rei Maluco e a Rainha Mais Ainda, da Editora Ática, nos leva a um reino para lá de fantástico, onde o Rei é quem faz pão porque o padeiro prefere pintar quadros, a Rainha é quem dá aula quando a professora está de folga, uma moça vive debruçada à beira de um poço, procurando encontrar-se lá dentro, uma velhinha toma conta da Torre do Sono para não deixar ninguém dormir e todos procuram um estafilágrio, coisa que ninguém sabe o que é.
É para esse lugar que a menina Heloísa viaja, convidada por uma formiga falante que aparece inesperadamente em seu quarto. Heloísa estranha muito os costumes do povo, que se veste como bem entende e diz tudo que lhe passa pela cabeça. As pessoas, por sua vez, também a consideram muito esquisita e acham que ela sofre de “dicionário”, mal que acomete quem se prende demais aos significados mais óbvios das palavras e dos fatos.
Sempre ocupado no desempenho de mil tarefas, o Rei, que não usa coroa, explica a Heloísa que só será coroado no dia em que provar que sabe, realmente, prestar serviços ao povo. Mas isso, longe de incomodá-lo, parece deixá-lo muito satisfeito.
Quanto à Rainha, leva para todos os lugares uma enorme bagagem que aparentemente não serve para nada e, embora tão disposta a servir como o marido, tudo que faz redunda num completo desastre.
Dialogando, e freqüentemente discutindo, com os novos conhecidos, Heloísa vai aos poucos descobrindo faces até então insuspeitadas da realidade, às quais ora resiste, ora se rende. Isso tudo em meio às impagáveis aparições do rei Ajuizado e de seu Juiz, que tentam em vão estabelecer a ordem que consideram justa e chegam a ameaçar com pena de morte quem “procurar coisas que já não tenham sido achadas”.
Enquanto acompanham as aventuras de Heloísa, os leitores compartilham as suas experiências e vão assimilando valores como o questionamento das verdades prontas, o enfrentamento do novo e do inusitado e, principalmente, a importância do esforço de autoconhecimento, que é, no fundo, o fio condutor desta viagem.
Tudo isso com uma generosa dose de humor e sabedoria, marca registrada da consagrada autora Fernanda Lopes de Almeida.
Todos os capítulos da obra contam com ilustrações de Luiz Maia, ao mesmo tempo fiéis ao texto e altamente criativas. No dizer da autora, “Luiz Maia enriqueceu o texto, sem nunca contradizê-lo”.
Sobre a autora
Apaixonada pelas diferentes maneiras de enxergar o mundo, a carioca Fernanda Lopes de Almeida conquistou várias gerações de leitores, com sucessos que a colocaram entre os principais autores de literatura infanto-juvenil brasileira. Após o êxito de mais de 35 anos de A fada que tinha idéias, Fernanda volta a fazer o que faz com maestria: virar de pernas para o ar o senso comum, com personagens que não se contentam com o já dito e o já sabido e estão sempre em busca do inesperado.
Sobre a coleção
Sempre dedicada à literatura infanto-juvenil de qualidade, Fernanda Lopes de Almeida criou uma série de livros ficcionais que conquistaram espaço e se consolidaram na leitura de grandes e pequenos.
A obra O Rei Maluco e a Rainha Mais Ainda faz parte da coleção, que leva o mesmo nome da autora, Fernanda Lopes de Almeida. Além desse livro, os outros volumes que a compõem são A Aranha, a Dor de Cabeça e outros males que assolam o mundo, A lei do mais forte e outros males que assolam o mundo (com lançamento previsto ainda para 2007), Contos de Perrault (tradução dos contos de Charles Perrault, seguidos de poesias da autora), Soprinho e A fada que tinha idéias. Este último tem sido um best-seller desde sua publicação em 1971. Todos os livros desta coleção receberam prêmios e distinções, sendo que Soprinho é detentor do prêmio Jabuti de melhor livro infanto-juvenil.
Os livros de Fernanda Lopes de Almeida mostram que a realidade tem muitos planos diferentes e vai muito além dos limites da visão rotineira. São livros instigantes e inesquecíveis, para crianças de todas as idades.
Ficha Técnica
Título: O Rei Maluco e Rainha Mais Ainda
Autora: Fernanda Lopes de Almeida
Ilustrador: Luiz Maia
Coleção: Fernanda Lopes de Almeida
Formato: 20,2 x 27,5 cm
Número de páginas: 128
Sugestão de faixa etária: Leitura individual de 8-9 anos / Leitura acompanhada a partir dos 5.
sábado, 9 de junho de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Olá Fernanda, Coordeno um projeto de incentivo à leitura junto a crianças carentes no entorno de Brasília chamado os Roedores de Livros. Mantemos um Blog na inetrnet onde, além da cobertura das ações do projeto, postamos dicas de livros e de outros assuntos relevantes ao universo cultural infantil. Devoramos O REI MALUCO E A RAINHA MAIS AINDA e deixamos uma resenha no Blog. Somos fãs dos seus livros. Desejamos, por fim, saúde, felicidade e inspiração sempre acesa. Abraços de letrinhas.
Ana Paula Bernardes / Roedores de Livros
Nosso Blog fica no endereço:
http://roedoresdelivros.blogspot.com
Postar um comentário